Academy Conference

LatAm 2015

Moeda Nacional do Colômbia

A moeda oficial da Colômbia é o peso ($), emitido pelo Banco de la República. As cédulas emitidas podem ser de $1.000, $2.000, $5.000, $10.000, $20.000 e $50.000, e as moedas em circulação são de $50, $100, $200, $500 e $1.000. A entrada e saída de dinheiro, nesta denominação ou qualquer outra, são limitadas e devem ser declaradas na chegada ou partida.

O câmbio de moeda estrangeira é feito exclusivamente nas casas de câmbio em aeroportos, hotéis e bancos, nunca na rua. A taxa aproximada de câmbio é:
US$ 1 dólar = $ 2.300 pesos colombianos (aproximadamente).

 


Cartões de débito.

Em geral, todas as lojas, supermercados, hotéis e restaurantes de categoria superior oferecem esta forma de pagamento.

 


Cartões de crédito.

A maioria dos hotéis, restaurantes e estabelecimentos comerciais aceitam cartões de crédito internacionais. Os mais frequentes são Visa e MasterCard. Apenas alguns aceitam American Express e Diners Club.

 


Caixas eletrônicos.

As capitais do país têm uma extensa rede de caixas eletrônicos, que geralmente prestam serviço 24 horas e oferecem a opção de inglês. As transações geralmente permitidas são: consulta de saldo, saques, transferências e adiantamentos em dinheiro. Evite dar o cartão a estranhos ou divulgar sua senha pessoal (PIN). Os caixas eletrônicos ficam em locais estratégicos, em especial, nas principais vias e shoppings. Alguns cartões, como Cirrus, Visa e Master Card, aceitam transações de débito e crédito internacionais.

 


Cheques de viagem.

Antes de adquiri-los no país de origem, recomenda-se verificar a existência de representações ou filiais na Colômbia. Os cheques de viagem mais utilizados são da American Express e Citicorp. Nos hotéis mais exclusivos, é possível fazer pagamentos dessa forma. No comércio, em geral, seu uso não é comum.