Academy Conference

LatAm 2015

Opções de transporte para chegar e sair de Medellín

Aeroportos

Em Bogotá, há apenas um aeroporto,o Aeroporto Internacional El Dorado. Já Medellín tem dois, o Aeroporto Olaya Herrera exclusivo para voos domésticos, e Aeroporto Internacional José María Córdova, a uma hora de Medellín.

O principal aeroporto internacional que atende à cidade é o Aeroporto Internacional José María Córdoba, localizado fora do Valle de Aburrá, no município de Rionegro. De lá, há voos domésticos para as principais cidades da Colômbia e voos internacionais para destinos nos Estados Unidos, Europa, Caribe e América do Sul e Central, além de conexões com diversos outros terminais aéreos do mundo.

No perímetro urbano da cidade de Medellín, está o Aeroporto Olaya Herrera, que oferece serviços de voos nacionais.


Chegada dos participantes

O transporte do aeroporto até os respectivos hotéis fica por conta de cada participante, ao contrário do transporte entre os hotéis recomendados no site e a Universidade Nacional. Dias de conferência: 7:00.


A seguir, explicaremos os meios de transporte coletivos existentes na cidade de Medellín.


1.- Metrô

O metrô é o sistema de transporte coletivo de grande capacidade que flui através da área metropolitana de Medellín de sul a norte, de norte a nordeste, do centro da cidade ao oeste e de oeste a noroeste. Sendo uma das primeiras experiências de transporte coletivo moderno na Colômbia, o metrô de Medellín corresponde ao planejamento urbano mais elaborado do Estado de Antioquia.


2.- Teleférico

O teleférico é um sistema de transporte coletivo que presta serviço através de cabos, como parte complementar ao metrô de Medellín, através de suas três linhas de conexão:

A linha K se conecta à estação Acevedo, passando pela área nordeste sobre os bairros de Andaluzia, Popular e Santo Domingo.

A linha J é conectada à estação San Javier e passa por três estações no ar da zona central e noroeste de Medellín.

A linha L tem conexão pela estação Santo Domingo para o município de Santa Elena. Este cabo é uma nova linha turística que percorre 4,6 km sobre o bairro Popular de Medellín até o Parque Arvi.
Transportando cerca de 40 mil usuários por dia, 10 usuários por cabine, este sistema de transporte melhora as condições de mobilidade dos moradores de Medellín, oferecendo um serviço rápido, econômico e ecologicamente correto.

É possível acessar o serviço gratuitamente através da conexão do metrô. Veja aqui os horários e tarifas de cada uma das linhas e use o serviço público como uma contribuição ao transporte de Medellín.


3.- Bonde

Trata-se da implementação de um sistema elétrico da estação de San Antonio do sistema de metrô até o bairro Alejandro Echavarría. Em seu percurso, dois sistemas de transporte são distribuídos por cabo aéreo.

O primeiro corresponde a Cable Miraflores, que começa seu percurso na área de mesmo nome e chega ao bairro Trece de Noviembre, com uma estação intermediária no bairro El Pinal; o segundo, Cable Alejandro Echavarría, é distribuído a partir desse bairro em direção à estação de Retorno na área de influência dos bairros Villa Turbay e La Sierra, onde também há uma estação intermediária no bairro San Antonio, região de Las Torres.

O Corredor Verde Avenida Ayacucho beneficia a comunidade na área centro-oriental de Medellín.


4.- Táxi

Os táxis na Colômbia são amarelos, e recomendamos que sejam solicitados através da recepção do seu hotel. O custo depende dos trajetos, mas o valor mínimo é de US$ 2,20. Na Colômbia, existe um aplicativo para smartphones e tablets chamado SmartTaxi, que serve para pegar um táxi em qualquer lugar de Medellín. Esse aplicativo é bem útil para usar o serviço e monitorar a rota de chegada, o tempo até o destino, o valor da corrida, etc. Você saberá que está em um táxi seguro com profissionais da área quando estiver em veículos que usam esse aplicativo. O aplicativo pode ser baixado na App Store para Iphone e na Play Store para Android. (Smart Taxi).